Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 1ª OFICINA
Início do conteúdo da página

1° Oficina

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 16h20 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 19h31 | Acessos: 861

Primeira Oficina de Alvos e Avaliação

A Primeira Oficina de Alvos ocorreu no dia 9 de novembro de 2017, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, município de Campina Grande - PB. A Oficina teve como objetivo articular os atores regionais em torno do apoio ao desenvolvimento da região composta pelos 39 municípios, que correspondem à terceira região geo administrativa do Estado da Paraíba e definir um conjunto de alvos de Desenvolvimento Regional prioritários para guiar as ações do CDR.   Neste sentido, a 1ª Oficina foi estruturada em duas etapas, divididas durante os períodos da manhã e da tarde.

Primeira Parte

Após a Mesa de Abertura, foi realizada a apresentação de seminários temáticos que tangem os parâmetros da agenda sustentável, as bases de dados sobre as características socioeconômicas regionais e informações dos mapas de competências e conhecimentos disponíveis na região. Na oportunidade, foram realizadas as seguintes apresentações:

  • “ Percepção e Expectativas da Região” pelo professor Gesinaldo Ataíde Cândido (Coordenador Regional CDR).
  • “Indicadores Socioeconômicos do Estado da Paraíba a partir de dados do Índice de Eficiência na Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba” pelo Secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal Buba Germano;
  • “Relevância e Dinamismo dos Municípios da Terceira Região (Campina Grande) da Paraíba: Uma análise exploratória a partir dos dados da Rais, pelo professor Ricardo Schmidt; e o
  • “Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal (IDSM)” pela professora Fátima Martins.    

Segunda Parte

Na segunda parte da 1ª Oficina foi realizada uma consulta dirigida, mediante utilização da ferramenta ou análise de SWOT(Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), na qual foram colocadas questões sobre o desenvolvimento regional sustentável aos atores do Fórum CDR, a fim de levantar os pontos fortes e fracos da região e as prioridades mais significativas para acelerar o desenvolvimento da região.

Para tanto, os atores presentes foram divididos em dois grupos, 1 e 2, objetivando melhor interação e organização das respostas. Uma vez elencados os pontos fortes e fracos da região, realizou-se a categorização destes pontos em temáticas e organizou-se por ordem de priorização. E, por fim, elegeram-se os alvos de atuação do CDR.

A seguir, apresenta-se o resultado das plenárias dos grupos 1 e 2:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diante do que foi apresentado nas plenárias, elencou-se os seguintes alvos de Desenvolvimento Regional para atuação do CDR na 3ª Região de Campina Grande:

  • Acesso e formas de utilização dos recursos hídricos;
  • Apoio à Agricultura Familiar;
  • Susceptibilidade à Desertificação;
  • Geração de Energias Renováveis;      
registrado em:
Fim do conteúdo da página